Apresentação

Fotografar é um modo de questionar uma imagem. Auxilia tanto nas descrições do cidadão comum, quanto nas dos cientistas e pesquisadores. Auxilia também nas descobertas científico-tecnológicas e se complementa em diversas formas de expressões artísticas. Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual. Fotografar é um modo de comunicar e informar. Seguindo o raciocínio, a linguagem visual fotográfica, além de ser mais forte, não é determinada por uma língua padrão, não precisando assim de uma tradução, uma vez que o que diferem são as interpretações.

Desde meados do século XVIII, até os dias de hoje, a fotografia tem produzido notáveis ramificações, como o cinema, a televisão, a radiografia e a termografia. Além disso, fornece subsídios básicos para o desenvolvimento da computação gráfica e a criação de imagens virtuais, tanto estáticas como dinâmicas. Entretanto, a fotografia até hoje é considerada em muitos casos, no meio acadêmico, como um elemento de pouca importância didático-pedagógica. Indo além, pode-se mesmo dizer que ela não está sendo utilizada na extensa gama potencial de aplicações pedagógicas que oferece como, por exemplo, na busca de novas formas de expressões artísticas. Não se aplicou, ainda, a experiência do ato de fotografar como um estímulo para qualificar nossas concepções e críticas visuais.

Nessa perspectiva, este projeto, na forma de uma investigação de caráter experimental, busca agregar esse conhecimento técnico e metodológico ao uso da fotografia enquanto produtora de conhecimento, reconhecimento e crítica social.  Além disso, através das ações organizadas pelo Projeto Fotografia na Universidade: o foco é a imagem, objetivamos que os participantes possam construir suas próprias câmeras fotográficas, as chamadas Pin Holes, que são fabricadas com latas, caixas de papelão e caixas de fosforo, e contribuir para a construção da cultura e da identidade de suas comunidades, fazendo uso do conhecimento artístico, técnico e metodológico.

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