Fotografar é um modo de questionar uma imagem. Auxilia tanto nas
descrições do cidadão comum, quanto nas dos cientistas e pesquisadores. Auxilia
também nas descobertas científico-tecnológicas e se complementa em diversas
formas de expressões artísticas. Fotografar é uma maneira de ver o passado.
Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação
e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual.
Fotografar é um modo de comunicar e informar. Seguindo o raciocínio, a linguagem
visual fotográfica, além de ser mais forte, não é determinada por uma língua
padrão, não precisando assim de uma tradução, uma vez que o que diferem são as
interpretações.
Desde meados do século XVIII, até os dias de hoje, a fotografia tem
produzido notáveis ramificações, como o cinema, a televisão, a radiografia e a
termografia. Além disso, fornece subsídios básicos para o desenvolvimento da
computação gráfica e a criação de imagens virtuais, tanto estáticas como
dinâmicas. Entretanto, a fotografia até hoje é considerada em muitos casos, no
meio acadêmico, como um elemento de pouca importância didático-pedagógica. Indo
além, pode-se mesmo dizer que ela não está sendo utilizada na extensa gama
potencial de aplicações pedagógicas que oferece como, por exemplo, na busca de
novas formas de expressões artísticas. Não se aplicou, ainda, a experiência do
ato de fotografar como um estímulo para qualificar nossas concepções e críticas
visuais.
Nessa perspectiva, este projeto, na forma de uma investigação de caráter
experimental, busca agregar esse conhecimento técnico e metodológico ao uso da
fotografia enquanto produtora de conhecimento, reconhecimento e crítica
social. Além disso, através das ações
organizadas pelo Projeto Fotografia na Universidade: o foco é a imagem,
objetivamos que os participantes possam construir suas próprias câmeras
fotográficas, as chamadas Pin Holes, que são fabricadas com latas, caixas de
papelão e caixas de fosforo, e contribuir para a construção da cultura e da
identidade de suas comunidades, fazendo uso do conhecimento artístico, técnico
e metodológico.
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